Accessibility Tools
O Programa de Engenharia Nuclear (PEN/UFRJ) anuncia a abertura do Processo Seletivo Simplificado para Professores Substitutos, conforme o Edital UFRJ nº 1025. A seleção oferece oportunidade para profissionais com formação sólida e interesse em atuar no ensino, pesquisa e atividades acadêmicas vinculadas ao Programa.
O edital contempla informações sobre requisitos, áreas de atuação, carga horária, prazos, formas de inscrição e etapas do processo seletivo. Os candidatos devem estar atentos às orientações e documentação exigida para participação.
A abertura do processo reforça o compromisso do PEN/UFRJ com a excelência acadêmica e a qualificação de seu corpo docente, contribuindo para a formação de engenheiros e pesquisadores alinhados às necessidades estratégicas do setor nuclear no Brasil.
Para acessar o Edital UFRJ nº 1025 e obter todos os detalhes sobre inscrições e prazos, clique AQUI
O Instituto de Engenharia Nuclear (IEN/CNEN) divulgou o Edital nº 003/2025 do seu Programa de Concessão de Bolsas de Estudos, que selecionará um candidato para receber uma Bolsa de Capacitação Institucional de Desenvolvimento (BCI-DB). A oportunidade tem como objetivo apoiar a execução do projeto “Termo Hidráulica Experimental de Reatores Nucleares”, voltado ao avanço de pesquisas na área nuclear.
As inscrições estarão abertas entre os dias 13 e 17 de outubro.
Acesse o edital completo AQUI e saiba mais detalhes!
Fonte: Gov.br
O Programa de Recursos Humanos da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (PRH 35 – ANP): Transição Energética e Descarbonização, aprovado para a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), está com processo seletivo aberto para a vaga de Pesquisadora Visitante (destinada exclusivamente a mulheres).
A iniciativa busca fortalecer pesquisas estratégicas nas áreas de energia, regulação e economia de baixo carbono, contribuindo para a formação de conhecimento alinhado à transição energética no Brasil.
Bolsa: R$ 12.000,00
Residência: João Pessoa/PB
Perfil desejado:
Contato: Prof. Dr. Luiz Moreira – WhatsApp (83) 98138-6379
Incentivamos a ampla divulgação desta oportunidade, para que mais pesquisadoras possam participar desse processo seletivo.
O Governo Federal publicou nesta segunda-feira, 22 de setembro, o Edital nº 875/2025, que abre concurso público para o preenchimento de 120 vagas de professores efetivos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Entre elas, oito vagas foram destinadas à Coppe, contemplando áreas estratégicas para o avanço científico, tecnológico e social do país.
Os programas beneficiados são:
• Engenharia da Nanotecnologia (Saúde e Nanobiotecnologia)
• Engenharia de Produção (Empreendedorismo, Inovação e Tecnologias Sociais)
• Engenharia de Sistemas e Computação (Ciência de Dados)
• Engenharia de Transportes (Transporte e suas Mudanças Tecnológicas)
• Engenharia Elétrica (Sistemas de Energia Elétrica)
• Engenharia Nuclear (Análise de Segurança)
• Engenharia Oceânica (Hidrodinâmica)
• Planejamento Energético (Mudanças Climáticas)
O período de inscrições vai de 1º a 16 de outubro de 2025, com pagamento da taxa até 20 de outubro.
Confira o edital completo no Diário Oficial da União acessando AQUI, e acompanhe todas as atualizações pelo site oficial do concurso AQUI.
A UFRJ é reconhecida, em rankings universitários internacionais, como a melhor universidade federal do Brasil. A Coppe, por sua vez, é a unidade acadêmica de Engenharia com o maior número de cursos avaliados com notas 6 e 7 pela Capes, conceito máximo de excelência, além de dispor do maior parque laboratorial de Engenharia da América Latina, com mais de 150 laboratórios de ponta.
Fonte: COPPE
O Laboratório de Simulação e Modelos Estruturais (LASME) da COPPE/UFRJ está com uma vaga aberta para atuação em projeto de pesquisa na área de Interação Fluido-Estrutura (FSI). A oportunidade é destinada a candidatos que pretendem ingressar no doutorado do Programa de Engenharia Nuclear (PEN) no 3º período de 2025 (2025.3), cujo processo seletivo será aberto em breve.
A pesquisa terá como foco o estudo da interação fluido-estrutura, área de grande relevância para aplicações em engenharia offshore, aeroespacial e nuclear, entre outras.
Requisitos obrigatórios:
Bolsa mensal no valor de R$ 8.000,00
O valor da bolsa é proveniente de projeto de pesquisa e pode ser acumulado com bolsas de agências de fomento como CNPq, FAPERJ, CAPES, entre outras.
Interessados devem enviar currículo atualizado, histórico acadêmico da graduação e do mestrado, e uma carta de motivação para o e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Fonte: LASME