Accessibility Tools

21 03 PEN Brasil avança no desenvolvimento NoticiaO Brasil está dando importantes passos no desenvolvimento de Microrreatores Nucleares (MRNs), uma solução inovadora que promete fornecer energia limpa e confiável para pequenas cidades, hospitais e indústrias. Com um investimento de R$ 50 milhões, proveniente da Finep, o projeto, que envolve a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e instituições como o IPEN e o IEN, destaca-se por sua tecnologia 100% nacional.

Os microrreatores têm a capacidade de operar de forma remota por mais de 10 anos, gerando até 3 MW de energia e reduzindo a dependência de geradores a diesel, além de minimizar as emissões de CO₂. Ao contrário de projetos internacionais, o Brasil busca desenvolver soluções autônomas com base em conhecimento local e materiais nacionais.

Esses reatores podem atender até 68% das cidades brasileiras, especialmente aquelas em regiões carentes de energia, proporcionando uma alternativa estratégica e sustentável em um cenário de crescente demanda elétrica.

Para saber mais sobre como os microrreatores nucleares estão moldando o futuro da energia no Brasil, clique AQUI e descubra todos os detalhes!

Fontes: ABEN;Gov.br

21 03 PEN Brasil avança no desenvolvimento Noticia2

21 03 PEN 15ª edição do LAAD NoticiaLAAD Defence & Security – Feira internacional de Defesa e Segurança – é a maior e mais importante feira de defesa e segurança da América Latina. 

Conta com o Apoio institucional do Ministério da Defesa, das Forças Armadas, do Ministério da Justiça e da estrutura brasileira de Segurança Pública. A exposição reúne fabricantes e fornecedores de tecnologias para as Forças Armadas, Polícias, Forças Especiais, executivos da indústria de defesa e segurança e agências governamentais.

Data do evento: de 1º a 4 de abril
Local: Riocentro, Rio de janeiro - Pavilhão 2, estande C.65

Mais informações AQUI

19 03 PEN noticia1No dia 18 de março de 2025, a COPPE/UFRJ recebeu a Aula Inaugural do 1º Período do Programa de Engenharia Nuclear, marcada pela presença do diretor da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), Alessandro Facure. O evento, voltado para novos alunos, teve como foco a importância da formação na área nuclear e o papel fundamental da CNEN na segurança energética do Brasil.

Alessandro Facure, graduado em Física pela Universidade Federal Fluminense e doutor em Engenharia Nuclear pela COPPE/UFRJ, foi recentemente indicado a assumir a Presidência da Autoridade Nacional de Segurança Nuclear (ANSN). A ANSN, tem como responsabilidade regular e fiscalizar a segurança nuclear e a proteção radiológica no Brasil, em um momento de expansão da política nuclear do país, que inclui projetos significativos como a construção da usina termonuclear de Angra 3 e o submarino nuclear Prosub. O diretor possui uma vasta experiência em cálculos de blindagens e simulações aplicadas à física médica, Facure também é reconhecido como perito da Agência Internacional de Energia Atômica

 

18 03 PEN Aula Inaugural do 1º Período Noticia  18 03 PEN Aula Inaugural do 1º Período Noticia2

19 03 PEN Inscrições Abertas para a 20ª edição NoticiaO programa Para Mulheres na Ciência, realizado pelo Grupo L'Oréal no Brasil em parceria com a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a UNESCO no Brasil, chega à sua 20ª edição. O objetivo é reconhecer e apoiar o trabalho de cientistas brasileiras, incentivando a participação feminina na pesquisa científica.

Nesta edição, oito pesquisadoras das áreas de Ciências da Vida, Ciências Físicas, Ciências Químicas e Matemática receberão uma bolsa de R$ 50 mil para investir em seus projetos. Além disso, pela primeira vez, será oferecida uma bolsa para a área de Ciências da Engenharia e Tecnologia, reforçando o compromisso do programa com a diversidade e a ampliação do impacto da ciência no Brasil.

As inscrições estão abertas até o dia 11 de junho de 2025, e as vencedoras serão anunciadas no segundo semestre do ano.

Para se candidatar, é necessário ter concluído o doutorado após 01/01/2017 para mulheres sem filhos, após 01/01/2016 para mulheres com um filho e após 01/01/2015 para mulheres com dois ou mais filhos. Além disso, a candidata deve realizar pesquisa em uma instituição brasileira compatível com o desenvolvimento do projeto submetido, atuar nas áreas de Ciências da Vida, Ciências Físicas, Matemática, Química ou Ciências da Engenharia e Tecnologia, e manter o currículo atualizado na Plataforma Lattes.

As candidatas serão avaliadas com base na qualidade científica e no impacto da pesquisa, nas pesquisas já desenvolvidas, na independência e produtividade acadêmica, além do potencial de sucesso e aplicabilidade do projeto. Desde sua criação em 2006, o programa já premiou 131 pesquisadoras em diversas áreas do conhecimento.

Encerramento das inscrições: 11 de junho de 2025
Saiba mais e confira a programação AQUI.

17 03 PEN Confira noticiaA Grade Horária do 1º período de 2025 já está disponível! Confira os dias e horários das disciplinas e organize sua rotina acadêmica.

Clique AQUI para acessar a Grade Horária!

Subcategories

Topo