08 04 PEN Comando na DGDNTM NoticiaNa última sexta-feira, dia 05 de abril de 2024 a Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM) testemunhou um evento marcante: a passagem de comando entre o Almirante de Esquadra Petronio e o Almirante de Esquadra Rabello. A cerimônia, realizada com pompa e tradição, celebrou a transição de liderança nesta importante instituição naval.

O Almirante de Esquadra Petronio, que ocupou o cargo de comandante da DGDNTM por anos, deixou um legado de notáveis conquistas e avanços no desenvolvimento nuclear e tecnológico da Marinha. Sua partida é marcada por emoções genuínas e um profundo agradecimento por sua dedicação e visão estratégica.
Enquanto isso, o Almirante de Esquadra Rabello assume o comando da DGDNTM com uma vasta experiência e um histórico impressionante. Sua nomeação representa uma nova fase emocionante para a diretoria, com expectativas de continuado progresso e inovação sob sua liderança.

A troca de comando na DGDNTM reflete não apenas uma mudança na gestão, mas também um compromisso renovado com os objetivos estratégicos da Marinha no campo do desenvolvimento nuclear e tecnológico, porém além de tudo a continuidade da gestão anterior.

Os desafios e oportunidades do futuro aguardam a direção firme e inspiradora do Almirante Rabello. A Profa Inayá Lima foi convidada da Diretoria e testemunhou com alegria e afinco todo trabalho da DGDNTM. Foi mencionada no discurso do Almirante de Esquadra Rabello tanto como professora da UFRJ como coordenadora do PEN COPPE UFRJ.

Dentre as várias autoridades presentes no local estavam o Presidente da CNEN, Francisco Júnior; o Contra-Almirante Ruivo, da Agência Naval de Segurança Nuclear e Qualidade; o Deputado Federal pelo RJ, Sr Júlio Lopes, oficialmente no comando da Frente Parlamentar Mista de Tecnologia e Atividades Nucleares; o ex-ministro, Almirante Bento Albuquerque; o Presidente da NUCLEP, Almirante Seixas; o Diretor Geral da Amazul, Almirante Neton Costa, entre outras autoridades do setor nuclear. Viva o Brasil, viva a Marinha!

Viva as relações entre a Marinha e a Engenharia Nuclear!

05 04 Noticia ConcursoAté o dia 9 de maio de 2024 as inscrições para o concurso público para magistério superior na UFRJ podem ser realizadas.

Confira o Edital e faça sua inscrição AQUI!

A realização de concursos é muito importante, especialmente na área de engenharia nuclear, que atualmente enfrenta a necessidade de renovação de seu corpo docente. O Ministério da Educação recentemente abriu um número significativo de vagas nas universidades federais, proporcionando uma oportunidade única para a renovação do corpo docente. No Departamento de Engenharia Nuclear (DNC) da Escola Politécnica (POLI) da UFRJ, a vaga está na área de comunicação concentração de ENGENHARIA DE REATORES. No DNC/POLI/UFRJ essa iniciativa é vista como uma forma de fortalecer o quadro de professores, garantindo a continuidade da excelência acadêmica da instituição. A introdução de novos talentos contribui não apenas para a revitalização do ensino e pesquisa em engenharia nuclear, mas também para a preparação do futuro da instituição. A diversidade de perspectivas e experiências trazidas pelos novos professores enriquece o ambiente acadêmico, promovendo inovação e avanços científicos. Portanto, os concursos representam um importante mecanismo para garantir a qualidade e a relevância da engenharia nuclear no cenário educacional e científico atual, salientam os gestores da Engenharia Nuclear da UFRJ, o chefe do Departamento da Engenharia Nuclear da POLI e sua vice chefe a professora Inayá Lima.

01 04 Notícia ProvaConfira o calendário da Prova de Inglês 2024 do PEN

Clique AQUI e confira.

03 04 Notícia ProjetoVocê sabe identificar informações falsas e desinformação nas plataformas digitais?

Todo mundo conhece alguém que compartilha postagens enganosas ou questionáveis. Porém, muitos de nós já compartilhamos desinformação sem saber.

A iniciativa Verificado das Nações Unidas e a wikihow uniram forças para preparar um curso GRATUITO para nos ajudar a identificar conteúdo falso e enganoso na internet.

Baixe os 5 módulos do curso AQUI!

Aula 1: Pause e Pergunte: Eu Deveria Compartilhar Isso?
Aula 2: Checagem de Fatos
Aula 3: Resistindo a Mitos Populares e Fake News
Aula 4: Detox Digital
Aula 5: Respondendo à Desinformação

Qual é a diferença entre informações falsas e desinformação?

Informações falsas se referem à disseminação não intencional de informações imprecisas, compartilhadas de boa fé por pessoas que não sabem que estão transmitindo mentiras.

Desinformação é uma informação que não é apenas imprecisa, mas também tem a intenção de enganar e é espalhada para causar danos.

Fonte: OnuBrasil

28 03 PEN submarino Tonelero NoticiaNo dia 27 de março de 2024, a Professora Inayá Lima, coordenadora do PEN COPPE UFRJ, a convite do diretor da DGDNTM, Almirante de Esquadra Petronio Augusto Siqueira de Aguiar, participou da cerimônia de batismo e lançamento ao mar do submarino Tonelero (S42), localizado em Itaguaí–RJ. Este submarino, fruto da parceria estratégica e cooperação tecnológica entre Brasil e França, foi batizado pela Primeira Dama do Brasil, Janja Lula, e está inserido no âmbito do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB).

Subcategorias