Accessibility Tools

4929637044281411633O Programa de Submarinos da Marinha do Brasil (PROSUB25) realizará, no dia 26 de novembro, um importante evento que marca novas conquistas em prol da defesa e da soberania nacional.

A cerimônia acontecerá no Complexo Naval de Itaguaí (RJ) e contará com duas entregas de destaque: a Mostra de Armamento do Submarino Tonelero e o lançamento ao mar do Submarino Alte Karom.

Essas etapas representam avanços significativos na consolidação da capacidade estratégica do país no setor de defesa, reforçando o compromisso da Marinha com a modernização da Força Naval e o fortalecimento da indústria nacional.

Data: 26 de novembro
Local: Complexo Naval de Itaguaí

06 11 PEN Brasil em destaque na WNE NoticiaO Brasil marcou presença com grande representatividade na World Nuclear Exhibition (WNE) 2025, o maior evento mundial do setor nuclear, consolidando sua posição de destaque no cenário internacional. O stand Brasil reuniu autoridades, empresas e instituições de referência, como Amazul, Atech, Diamante e INB, demonstrando a força e a integração do país na promoção do uso pacífico e sustentável da energia nuclear.

A participação brasileira ganhou ainda mais relevância com a visita dos principais representantes da Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA) ao espaço nacional, reconhecendo o avanço e a importância das iniciativas desenvolvidas pelo Brasil na área.

O prestígio internacional foi reforçado pela presença do ex-ministro Bento Albuquerque, figura de destaque na consolidação da política nuclear brasileira, e pela matéria publicada na revista oficial do evento, que ressaltou o protagonismo do Brasil e o trabalho articulado pela ABDAN junto às empresas que representa.

Com essa participação marcante, o Brasil reafirma seu comprometimento com a inovação, a segurança e o desenvolvimento sustentável no campo da energia nuclear, consolidando-se como um dos principais atores globais do setor.

03 11 PEN Participe do congresso NoticiaPesquisadores de instituições de ensino e pesquisa de todo o Brasil já podem se inscrever para o Congresso de Tecnologia e Inovação do Setor Nuclear (TINS 2025), organizado pela COPPE/UFRJ. O evento chega à sua terceira edição nos dias 1º e 2 de dezembro, no campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com o propósito de destacar as contribuições das ciências nucleares para a sociedade e fortalecer a interação entre academia e indústria.

As inscrições para submissão de trabalhos estão abertas até 10 de novembro, e podem ser realizadas de forma gratuita. Os projetos submetidos serão classificados em duas categorias: Artigo Científico (AC) ou Trabalho em Andamento (TAA), podendo abordar temas como Segurança e Proteção no Setor Nuclear, Aplicações da Engenharia Nuclear, Inovações Nucleares, Tecnologias em Reatores Nucleares e Gestão do Conhecimento.

Realizado pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (Coppe/UFRJ), o TINS tem se consolidado como um espaço de encontro entre pesquisadores, estudantes e profissionais do setor nuclear, promovendo o diálogo entre ciência, tecnologia e inovação. Nesta edição, a organização conta com o apoio do Laboratório de Análise Ambiental e Simulação Computacional (LAASC) e do Laboratório de Simulação e Métodos em Engenharia (LASME).

A programação completa, que será divulgada em breve, incluirá palestras, mesas-redondas, videocasts e apresentações de trabalhos científicos. No primeiro dia, as atividades ocorrerão no prédio da Inovateca, localizado na Rua Aloísio Teixeira, 564, Cidade Universitária. Já o segundo dia será realizado no Auditório CT2 da Coppetec, na Rua Muniz de Aragão, 360 – Bloco 1.

Prazo para submissão: até 10 de novembro
Local: Campus da UFRJ – Cidade Universitária, Rio de Janeiro

Clique AQUI para conferir as instruções para elaborarem os resumos e os pôsteres de apresentação de seus trabalhos científicos.

Clique AQUI para mais informações!

Fonte: IEN

04 11 PEN ANSN avalia NoticiaA Autoridade Nacional de Segurança Nuclear (ANSN) realizou, na quinta-feira (30), uma visita técnica ao Complexo Termoelétrico Jorge Lacerda, em Capivari de Baixo (SC), com o objetivo de avaliar o potencial de aproveitamento da infraestrutura existente para futuras aplicações com pequenos reatores modulares (SMRs), uma tecnologia inovadora em estudo no cenário internacional.

Os SMRs representam uma nova geração de reatores nucleares voltados à geração elétrica segura, eficiente e de baixo impacto ambiental. Durante a visita, a comitiva da ANSN acompanhou apresentações técnicas, percorreu áreas operacionais e discutiu aspectos gerais sobre o conceito de reaproveitamento de instalações termoelétricas para eventual implantação desses reatores, em linha com experiências já analisadas em outros países.

O diretor-presidente da ANSN, Alessandro Facure, destacou que as discussões estão em estágio inicial e não envolvem qualquer procedimento de licenciamento:

“Estamos conhecendo as instalações e debatendo possibilidades técnicas. Não se trata de um processo de licenciamento, mas de uma discussão preliminar sobre uma alternativa que já vem sendo estudada no mundo — a de aproveitar estruturas de termoelétricas convencionais para abrigar pequenos reatores modulares.”

Também participaram da visita o diretor de Instalações Nucleares e Salvaguardas (DINS), Ailton Fernando Dias, o coordenador-geral de Reatores, Daniel Palma, e o chefe de Gabinete, Ricardo Guterres.

A iniciativa faz parte dos esforços da ANSN para acompanhar tendências tecnológicas e debates internacionais sobre novas gerações de reatores nucleares, reforçando o compromisso da Autoridade com a inovação, a segurança e o desenvolvimento sustentável do setor nuclear brasileiro.

Fonte: Gov.br

03 11 PEN ABEN divulga novo conograma NoticiaA Coordenação da IV Competição Embaixadores Nucleares, promovida pela Associação Brasileira de Energia Nuclear (ABEN), divulgou o cronograma atualizado da iniciativa, que incentiva estudantes e professores a desenvolverem projetos de divulgação científica sobre os benefícios da tecnologia nuclear.

Os vencedores apresentarão seus trabalhos e receberão o título de Embaixadores Nucleares durante a International Nuclear Atlantic Conference (INAC) 2026, em data a ser definida pela Diretoria da ABEN.

Lançado durante a INAC 2017, em Belo Horizonte (MG), o Projeto Embaixadores Nucleares faz parte do Programa APUB da ABEN e tem como missão aproximar a sociedade dos avanços e aplicações da tecnologia nuclear. As três primeiras edições da competição, realizadas em 2019, 2021 e 2024, contaram com projetos de alta qualidade, que contribuíram significativamente para o diálogo sobre o tema no país.

O principal objetivo da iniciativa é ampliar o alcance das informações sobre a tecnologia nuclear e seus benefícios, promovendo a educação científica e multiplicando o número de pessoas que compreendem a importância do desenvolvimento do setor no Brasil.

Novo cronograma:

• Entrega dos trabalhos: até 30 de abril de 2026
• Divulgação dos vencedores: junho de 2026

O documento completo com a versão revisada (rev.1) do regulamento está disponível AQUI!

Fonte: ABEN

Subcategorias

Topo