A área de Engenharia de Fatores Humanos do Programa de Engenharia Nuclear da COPPE surgiu em 1995 como resultado de pesquisas inovadoras na monitoração de processos nucleares e de uma bem-sucedida colaboração entre a universidade e empresas do setor. No Laboratório de Monitoração de Processos (LMP) são desenvolvidas teses de mestrado e doutorado, juntamente com pesquisas básicas e projetos aplicados na área nuclear.

Desde a sua criação, em 1995, essa área tem sido responsável pelo desenvolvimento de centenas de teses e dissertações, além de inúmeras publicações científicas. Um destaque significativo é a aplicação da inteligência artificial na Engenharia Nuclear, como o diagnóstico do desligamento de um reator nuclear do tipo PWR e a detecção de condições anormais na operação de usinas nucleares. A validação de sinais, bem como a monitoração e o controle de processos nucleares, também tem se beneficiado das aplicações da inteligência artificial.

As técnicas avançadas da computação têm desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento de sistemas de conhecimento, em especial na área de Inteligência Artificial. Esses sistemas complementam os sistemas de simulação de engenharia, especialmente na resolução de problemas complexos em que as simulações convencionais são inviáveis, seja devido ao tempo computacional necessário, seja pela dificuldade de modelagem analítica.

Na área de Engenharia de Fatores Humanos do Programa de Engenharia Nuclear da COPPE, estamos comprometidos em impulsionar a excelência e a inovação na Engenharia Nuclear. Nossos pesquisadores e estudantes dedicam-se a avançar o conhecimento e aplicar as mais recentes tecnologias para garantir a segurança e o aprimoramento contínuo dos processos nucleares.