Accessibility Tools

20 08 PEN Google anuncia instalação de reator nuclear NOTICIAO Google anunciou, nesta segunda-feira (18), em parceria com a empresa Kairos Power, a escolha do estado do Tennessee (EUA) para a instalação de uma usina nuclear avançada destinada a fornecer eletricidade aos seus centros de processamento de dados a partir de 2030.

Com a crescente demanda energética impulsionada pelo avanço da inteligência artificial generativa, empresas de tecnologia vêm buscando alternativas para garantir fornecimento estável e sustentável de energia. Nesse contexto, a iniciativa representa um marco para o setor, com o primeiro reator nuclear de próxima geração implantado como parte da estratégia do Google de investir em reatores modulares pequenos (SMRs).

O projeto prevê 500 megawatts de capacidade nuclear avançada, quantidade suficiente para abastecer cerca de 350 mil residências, desenvolvida pela Kairos, sediada na Califórnia. A usina será construída em Oak Ridge, Tennessee, com previsão de operar em parceria com a Tennessee Valley Authority (TVA), fornecendo eletricidade tanto para os centros de dados do Google no estado quanto para o vizinho Alabama.

De acordo com as companhias, este será o primeiro contrato de compra de energia de longa duração nos Estados Unidos para a chamada geração IV de reatores nucleares, considerada uma das tecnologias mais seguras e sustentáveis em desenvolvimento.

O secretário de Energia dos EUA, Chris Wright, destacou a relevância da iniciativa: “A implantação de reatores nucleares avançados é essencial para o domínio da IA e a liderança energética dos EUA”.

Atualmente, não existem usinas nucleares avançadas disponíveis comercialmente no país, tornando o projeto um passo pioneiro rumo à diversificação e modernização da matriz energética norte-americana.

Fonte: IstoÉ Dinheiro

Topo