objetivos entradaO Programa de Engenharia Nuclear visa a formação de pessoal em nível de pós-graduação e o desenvolvimento de pesquisas básica e aplicada na área nuclear, buscando promover capacitação profissional nos campos da ciência e tecnologia nucleares. São oferecidas oportunidades de pesquisa que conduzem aos graus de Mestre em Ciências (M. Sc.) e de Doutor em Ciências (D. Sc.).

O Programa de Engenharia Nuclear é, em nível nacional, o centro de formação de recursos humanos que mais tem contribuído para o setor, em termos de teses de mestrado defendidas.

objetivos salareuniao
O Corpo Docente do Programa de Engenharia Nuclear tem suas atividades distribuídas entre o ensino (nos níveis de graduação e pós-graduação), a pesquisa básica e o desenvolvimento de projetos de pesquisa aplicada. A participação dos docentes nos cursos de graduação dá-se, basicamente, através do Departamento de Engenharia Nuclear da Escola Politécnica da UFRJ, onde os alunos de Engenharia Mecânica, Civil e Naval podem cursar a disciplina intitulada Física Moderna.

As atividades de ensino, pesquisa e desenvolvimento de projetos são agrupadas nas cinco áreas abaixo relacionadas, cujas descrições são apresentadas a seguir:

objetivos anfiteatro

O Programa de Engenharia Nuclear é vinculado á COPPE – UFRJ, é composto por um corpo docente altamente qualificado, com todos os professores com Doutorado. O PEN hoje tem como coordenador a professora Inayá Corrêa Barbosa Lima e o Programa visa a formação de pessoal em nível de pós-graduação e o desenvolvimento de pesquisas básicas e aplicadas na área nuclear.