É com imensa alegria que compartilhamos com nossos parceiros, clientes e amigos, dos 44 anos da Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A (NUCLEP).

Ao festejarmos os 44 anos de operação, ratificamos nossa relevância como um marco essencial para o desenvolvimento industrial do Brasil.

Desde a nossa fundação, somos fundamentais na fabricação de equipamentos pesados, contribuindo significativamente para setores vitais como energia, petróleo e defesa.

Com um compromisso inabalável com a inovação e a qualidade, não apenas fortalecemos a infraestrutura nacional, mas também impulsionamos o Brasil em direção a um futuro mais próspero e tecnologicamente avançado.

Parabéns a todos que conosco fazem parte desta jornada de excelência e dedicação ao progresso do Brasil!

#NuclepComunica

06 05 Nuclear Inauguração noticiaOs alunos do Programa de Engenharia Nuclear da COPPE estão liderando uma iniciativa notável com apoio da coordenadora Profa. Inayá Lima e todo Corpo Deliberativo da Engenharia Nuclear ao estabelecer o "Núcleo de Acolhimento Parental (NAP)" na sala G200. Reconhecendo a importância de fornecer um espaço seguro e confortável para mães que necessitam de um local tranquilo para amamentar seus filhos, esses alunos estão demonstrando um compromisso com a comunidade acadêmica e a inclusão de todos os membros. O NAP não só oferecerá um local para amamentação, mas também será um refúgio para os pais, proporcionando um ambiente acolhedor e de apoio. Essa iniciativa exemplifica a sensibilidade e a preocupação dos alunos em criar um ambiente inclusivo e solidário dentro do campus universitário, apoiado pela coordenadora e por todo colegiado do PEN/COPPE/UFRJ. Esse espaço é o pioneiro na Unidade. Será inaugurado no dia 13 de maio de 2024 às 11h na G200.

O espaço também estará à disposição de alunos/crianças da graduação, sendo apoiado pela chefia do DNC. A data foi escolhida pelos alunos em função da data do dia das mães. Haverá um pequeno lanche.

02 05 PEN primeiro Secretário NoticiaAlmirante estará à frente da regulação e fiscalização do emprego de energia nuclear em atividades marítimas e navais

Em cerimônia realizada nesta terça-feira (30/4), o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, deu posse ao Almirante de Esquadra (RM1) Petronio Augusto Siqueira de Aguiar no cargo de Secretário Naval de Segurança Nuclear e Qualidade.

A solenidade contou com a presença de ex-ministro de estado; ex-comandantes da Marinha; membros do Almirantado; representante permanente do Brasil junto à Organização Marítima Internacional (IMO); representantes do setor nuclear brasileiro; da comunidade acadêmica, científica e tecnológica; da indústria, além de outras autoridades do Brasil e do exterior.

O Almirante de Esquadra (RM1) Petronio tornou-se o primeiro titular da Secretaria Naval de Segurança Nuclear e Qualidade (SecNSNQ), órgão de assistência direta ao Comandante da Marinha, que tem por tarefas principais regular, licenciar, fiscalizar e controlar submarinos, navios de superfície, plataformas ou embarcações que empreguem reatores nucleares como fontes de energia próprias ou para terceiros, especialmente nas Águas Jurisdicionais Brasileiras, com o propósito de proteger as tripulações, a população, o patrimônio e o meio ambiente, contra os efeitos indesejáveis das radiações ionizantes.

O Comandante da Marinha mencionou que a decisão estratégica de obter e operar um Submarino com Propulsão Nuclear, a partir da implementação do Programa Nuclear da Marinha, fez emergir o compromisso com a segurança do emprego operacional desse meio, traduzida pela completa proteção da sociedade e do meio ambiente.

Nesse sentido, a Marinha do Brasil busca implementar uma estrutura compatível com as diretrizes propostas pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) para concepção de projetos e construção de meios, mediante arcabouços legais para atividades de regulação, licenciamento e controle de atividades e transporte de combustível nuclear para esses meios. “É imperativo reafirmar que a criação e o aprimoramento do órgão regulador, representado pela Secretaria Naval de Segurança Nuclear e Qualidade, efetivam o compromisso inarredável da Marinha com as aplicações pacíficas da energia nuclear, conforme disposto na Constituição da República Federativa do Brasil e em diversos acordos e tratados dos quais o País é signatário, com destaque para o Tratado de Não-proliferação Nuclear e o Acordo Quadripartite”, disse o Almirante Olsen.

Fonte: AGENCIA GOV

06 05 Noticia PEN RevistaEntrevista com Maria de Lourdes Moreira, chair da International Nuclear Atlantic Conference (INAC) 2024. INAC 2024 mobilizará setor nuclear brasileiro e internacional. 30 anos da Revista Brasil Nuclear. Descarbonização e sustentabilidade do ciclo de vida da energia nuclear. Explorando o cenário atual da Medicina Nuclear no Brasil. Aplicações da energia nuclear na agricultura e irradiação de alimentos no Brasil. Esses são os destaques da Revista Brasil Nuclear nº 56 (Ano 30, maio de 2024), uma publicação da ABEN.

Baixe o pdf da revista AQUI!

30 04 PEN Confira o Resultado da Prova NoticiaConfira o Resultado da Prova de Proficiência em Inglês - PEN/COPPE - 2024

download iconResultado da Prova

Subcategorías