O Brasil está dando um passo histórico com a construção do primeiro submarino nuclear da América Latina. Trata-se de um projeto estratégico de grande relevância nacional, que marca o domínio de uma tecnologia dominada por poucas nações no mundo e reforça a soberania do país.
Movido a energia nuclear, mais especificamente a urânio enriquecido, o submarino terá a capacidade de operar por longos períodos no mar sem necessidade de reabastecimento. Essa autonomia confere uma vantagem significativa para a defesa nacional e representa um marco importante para o setor nuclear brasileiro.
Mais do que um avanço na área militar, o projeto tem desdobramentos positivos em diversas áreas civis, como a produção de radiofármacos para uso na medicina, a esterilização de alimentos e o fortalecimento das pesquisas voltadas à geração de energia elétrica por meios nucleares.
A construção da embarcação está sendo realizada em parceria com a Nuclebrás Equipamentos Pesados (Nuclep), no município de Itaguaí (RJ), consolidando um importante polo tecnológico e industrial no estado do Rio de Janeiro.
Saiba mais AQUI!
Fonte: ABEN










