Herramientas de Accesibilidad

24 07 PEN TecnicaNuclear Noticia Pesquisadores do Instituto de Engenharia Nuclear (IEN/CNEN) assinam a autoria do livro “Aplicação de técnica nuclear e rede neural artificial na indústria petrolífera: estudos de casos”, publicado no início de julho pela editora Atena. A obra foi idealizada pelo Dr. César Marques Salgado, tecnologista da Divisão de Radiofármacos (DIRAD/IEN) e professor do programa de pós-graduação do Instituto, com a colaboração dos pesquisadores do IEN/CNEN Dr. William Luna Salgado e Dra. Roos Sophia de Freitas Dam, além do Dr. Cláudio de Carvalho Conti, tecnologista sênior do Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD/CNEN) e orientador do mestrado de César Salgado.

Voltado a estudantes, professores e profissionais da área nuclear e do setor de petróleo, o livro apresenta, de forma didática e científica, a aplicação da densitometria de fótons (gama e raios X) em sistemas de fluxo multifásicos na indústria de petróleo e gás. Composto por seis capítulos, o conteúdo reúne estudos baseados em simulações computacionais com Redes Neurais Artificiais, utilizadas para identificação de padrões e predição de fenômenos complexos, além da aplicação do Método de Monte Carlo, técnica matemática amplamente empregada na estimativa de distribuições probabilísticas no transporte de radiação.

Antes de abordar os estudos de caso, a obra oferece uma introdução à física das radiações e às ferramentas teóricas essenciais para a compreensão dos temas abordados, inserindo-se no campo da Física Nuclear Aplicada. Segundo César Salgado, há poucos materiais em português sobre o tema, o que torna o livro uma contribuição relevante à formação de novos profissionais.

O autor destaca a importância da estrutura de pesquisa do IEN/CNEN e da pós-graduação para a concretização do projeto, além da colaboração dos coautores. Ele também ressalta o caráter pessoal da participação de William Luna Salgado, seu filho, como coautor, e a orientação do professor Cláudio Conti, do IRD/CNEN. A publicação contou com apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que viabilizou a impressão e disseminação da obra.

Fonte: IEN

Topo