A Coordenação da IV Competição Embaixadores Nucleares, promovida pela Associação Brasileira de Energia Nuclear (ABEN), divulgou o cronograma atualizado da iniciativa, que incentiva estudantes e professores a desenvolverem projetos de divulgação científica sobre os benefícios da tecnologia nuclear.
Os vencedores apresentarão seus trabalhos e receberão o título de Embaixadores Nucleares durante a International Nuclear Atlantic Conference (INAC) 2026, em data a ser definida pela Diretoria da ABEN.
Lançado durante a INAC 2017, em Belo Horizonte (MG), o Projeto Embaixadores Nucleares faz parte do Programa APUB da ABEN e tem como missão aproximar a sociedade dos avanços e aplicações da tecnologia nuclear. As três primeiras edições da competição, realizadas em 2019, 2021 e 2024, contaram com projetos de alta qualidade, que contribuíram significativamente para o diálogo sobre o tema no país.
O principal objetivo da iniciativa é ampliar o alcance das informações sobre a tecnologia nuclear e seus benefícios, promovendo a educação científica e multiplicando o número de pessoas que compreendem a importância do desenvolvimento do setor no Brasil.
Novo cronograma:
• Entrega dos trabalhos: até 30 de abril de 2026
• Divulgação dos vencedores: junho de 2026
O documento completo com a versão revisada (rev.1) do regulamento está disponível AQUI!
Fonte: ABEN










