A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados promove, nesta terça-feira (21), às 16h, uma audiência pública para debater os desafios e as oportunidades para a utilização de pequenos reatores nucleares modulares (SMRs) no Brasil. Diferentes dos reatores convencionais de grande porte, os SMRs têm estrutura modular, mas funcionam com o mesmo princípio de fissão nuclear.
O debate foi solicitado pelo deputado Julio Lopes (PP-RJ) e será realizado em plenário a ser definido. Segundo o parlamentar, órgãos responsáveis pela execução e pelo planejamento energético devem se manifestar sobre o tema no contexto da matriz energética nacional.
Entre os convidados confirmados está Giovanni Laranjo de Stefani, Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Nuclear da Coppe/UFRJ e Chefe do Departamento de Engenharia Nuclear da Escola Politécnica da UFRJ.
A tecnologia dos SMRs é considerada promissora para diversificar a matriz energética, ampliar a segurança no abastecimento e reduzir as emissões de carbono. A audiência também discutirá a retomada das obras de Angra 3, reforçando o papel da energia nuclear no futuro energético do país.
Tema: Aplicação de small modular reactors no Brasil e a retomada de Angra 3
Data: 21/10/2025
Horário: 16h
Local: A definir
Situação: Convocada
Créditos da foto: Renato Araújo/Câmara dos Deputados
Fonte: Agência Câmara de Notícias










